Selo Diamante: com 98,51% Prefeitura de Pimenta Bueno obtém nível máximo em Transparência

Publicado em: 29/11/2022 15:01 | Fonte/Agência: Aicom - Prefeitura de Pimenta Bueno | Autor: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pimenta Bueno

Pimenta Bueno tem índice de transparência de 98,51% conforme o Relatório divulgado pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) tendo assim o nível "Diamante", considerado o maior grau de avaliação.

O Programa é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e teve como objetivo avaliar os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, por meio de levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos.

Em sua avaliação, a Prefeitura de Pimenta Bueno alcançou o índice de transparência classificado como diamante, que somente é aplicável às entidades cujo índice supera 95% e, ao mesmo tempo, atende a 100% dos requisitos tidos como essenciais na Matriz de Fiscalização da Transparência. Pimenta Bueno atingiu o índice de transparência de 98,51%.

Para alcançar o nível “Diamante”, foram avaliados os seguintes grupos de critérios: acessibilidade, despesas, diárias, informações institucionais, informações prioritárias, receita, recursos humanos, relatórios referentes à transparência da gestão fiscal, serviço de informações ao cidadão - SIC (físico) e também o e-SIC (eletrônico).

A pontuação é fruto do compromisso do prefeito Arismar Araujo, cuja gestão está pautada nos princípios que regem a atividade administrativa.

Para a Controladora Geral do Município, Vanessa Primão “A Gestão sempre prezou e preza pela transparência das informações sobre o Município, a fim de que a população esteja a par em tempo real das ações desenvolvidas. E, a Controladoria Geral contribui monitorando ao longo dos anos a regularidade das informações que devem estar disponíveis a população, de forma clara e acessível aos mais diversos grupos de munícipes.  Vemos de forma satisfatória a atuação da responsável pelo Portal da Transparência, Jéssica Natalí, sempre atendendo as recomendações desta Controladoria Geral.”

De acordo com a Coordenadora de Imprensa e Comunicação, e responsável pelo Portal de Transparência do município, Jéssica Natalí, a nota elevada deu-se graças a uma equipe unida, “Com muito esforço e dedicação estamos alcançando resultados satisfatórios e vamos avançar ainda mais. Através da auditoria de monitoramento da Controladoria Geral, nossa equipe soube os caminhos certos a seguir. Os números provam que trabalhamos de forma clara e com foco no funcionamento correto da máquina pública”. Concluiu.