CULTURA – EM APRESENTAÇÃO TEATRAL DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É COMEMORADO EM PIMENTA BUENO.

Publicado em: 20/11/2018 10:49 | Fonte/Agência: aicom | Autor: aicom

A Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com realização da Central de Cultura que organizou uma belíssima apresentação com a equipe da Abrace Capoeira e Escolas Municipal e Estadual.

A noite de segunda-feira, foi de muita beleza e demonstração de talentos e talentosos, durante evento da Amostra Cultural da Consciência Negra, que contou com apresentação de teatro, poesia, música e dança, além de um momento reservado para um pequeno ensaio de capoeira, do Grupo Abrace, no Centro Cultural Antônio Augusto Neves.

As escolas Lairce Santiago Maina, Bom Sucesso, Marechal Cordeiro de Farias e também a escola Maria José Escobar, além do Grupo Abrace Capoeira, deram um verdadeiro show nas apresentações.

Autoridades como prefeito interino de Pimenta Bueno Sóstenes Silva (PP), Vereadora Jordana Ferreira (PSD), a servidora Élida Patrícia representando a secretária municipal de educação Marcilene Rodrigues e o diretor cultural Alex Queiroz, lembraram da importância da cultura, especialmente a que nos faz refletir sobre a nossa história.

Despertando para o que foi a escravatura no Brasil, um período ‘tenebroso’ da história do nosso país, as apresentações e leituras, além das poesias, retrataram e mostraram em desenhos numa tela grande, alguns dos castigos sofridos pelos negros durante o período e também, alguns dos objetos de tortura, tanto física, quanto psicológica, utilizados na época pelos senhores de escravos.

O destaque fica especialmente para o Grupo Abrace, que entoou canções de capoeira que retratavam a angustia dos escravos, principalmente quando eram castigados.

Durante a sua fala, o prefeito Sóstenes Silva parabenizou todos os envolvidos no projeto e novamente se colocou à disposição dos presentes. Lembrou que um país precisa manter viva na mente e consciência do seu povo, da sua nação, a sua cultura, as suas raízes.

Matéria: Nelson Sales - Fotos: minutorondonia.com.br

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIMENTA BUENO

#CIDADE DE TODOS!