Prefeitura realiza I Seminário para o Controle da Hanseníase

Publicado em: 01/08/2019 20:57 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Assessoria

A Secretária Municipal de Saúde de Pimenta Bueno reuniu mais de 150 trabalhadores da saúde no I Seminário para o Controle da Hanseníase, nesta terça-feira dia (31), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL. A abertura contou com a presença do Prefeito Delegado Araújo, da vereadora Dina da Maderon, Secretária Municipal de Saúde Marineide Goulart Mariano, das Coordenadora de Atenção Básica Juliana Bizatti, Vigilância em Saúde Milvane Stre e representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Dina da Maderon, e o seminário foi abrilhantado com a apresentação cultural dos alunos do CENAPE.

O evento foi direcionado para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, agentes comunitários de saúde – ACS, agentes administrativos e gerentes das Unidades Básicas de Saúde e professores municipais.

Foi apresentado a situação epidemiologia da hanseníase em Pimenta Bueno, Estado e no Brasil pela enfermeira e Coordenadora Municipal do Programa de Controle da Hanseníase - PCH, Rose de Giuli.

A Secretária de Saúde Marineide Goulart Mariano lembra que “Através das capacitações para todos os servidores, buscamos melhorar a qualidade do atendimento aos nossos pacientes, juntos, conseguiremos controlar a Hanseníase”.

O Prefeito Delegado Araújo que esteve presente no seminário e sensibilizado, destaca, “Uma doença que se manifesta com manchas físicas nas pessoas, consequentemente pode trazer o preconceito, o papel de vocês profissionais da saúde é não permitir que chegue a este ponto, diagnosticando precocemente, contribuindo para a cura desta doença. Acreditem, nossa administração irá proporcionar as condições para que vocês façam esse trabalho da melhor forma possível”. Disse o Prefeito.

A Hanseníase

A hanseníase é uma doença transmissível provocada pelo bacilo de Hansen, que acomete, principalmente, os nervos e a pele. Os sinais e sintomas são manchas, em qualquer parte do corpo, esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com diminuição ou perda da sensibilidade (dormente). Pode atingir qualquer parte do corpo. É transmitida por vias aéreas superiores, através das gotículas de salivas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro de pessoas doentes e sem tratamento.

A Hanseníase tem CURA!  O tratamento é GRATUITO pelo SUS.
Se você conhece alguém ou tem manchas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.

Prefeitura de Pimenta Bueno