CASOS POSITIVOS DE FEBRE AMARELA EM PRIMATAS NÃO HUMANOS (MACACOS)

Publicado em: 19/06/2018 13:46 | Fonte/Agência: AICOM | Autor: AICOM

CASOS POSITIVOS DE FEBRE AMARELA EM PRIMATAS NÃO HUMANOS (MACACOS)

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação e Vigilância em Saúde do município de Pimenta Bueno, comunica à comunidade que foi detectado o vírus da Febre Amarela em Primatas Não Humanos (macacos) em 02 (dois) pontos da Zona Rural do município de Pimenta Bueno, sendo o primeiro na Linha 50, setor Dimba e o segundo na RO 010 (linha 25), às margens do Igarapé Marreta.

Não há motivos para pânico, vez que a Febre Amarela em sua forma Sivestre sempre existiu no Brasil e há boa cobertura vacinal de nossa população.

A Febre Amarela é causada por um vírus que, em sua forma Silvestre é transmitido pelo mosquito do gênero Haemagogus ou Sabethes entre Primatas e eventualmente ao homem não vacinado que, a laser ou trabalho se desloca para Zona Rural ou Peri Urbana.

Importante ressaltar que os Primatas Não Humanos (macacos) não transmitem a doença, e assim como o ser humano, são vítimas.

Os Primatas Não Humanos (macacos) servem como alerta, vez que são animais sentinelas e auxiliam na conduta das ações de Vigilância e Prevenção da Doença, portanto, não devem ser abatidos, pois são fundamentais na verificação da atividade viral (presença do vírus) no meio ambiente.

Informa ainda que a vacina contra a Febre Amarela é a principal ação de prevenção da doença, sendo disponibilizada gratuitamente pelo SUS nos seguintes locais no município de Pimenta Bueno: Centro de Saúde Madre Tereza de Calcutá, localizado na Rua Pinheiro Machado nº 316, bairro Dos Pioneiros (próximo aos Correios) das 7h às 12h e das 13h as 16h de segunda a sexta feira e na Unidade Básica de Saúde Pastor Jonas (na Rua Ricardo Franco esquina com a Av. Gílio Alves da Costa – Jardim das Oliveiras) das 7h às 12h e das 14h as 16h de segunda a sexta feira.

Ressalte-se que a Vacina contra Febre Amarela confere imunidade pelo resto da vida após um período mínimo de 15 (quinze) dias de sua aplicação, portanto, se deve evitar ingresso em áreas de risco (mata) até 15º dia contado da data de vacinação. Atualmente a vacina é dose única.

Finalmente solicitamos a população em geral que, caso seja constatada a morte ou doença de Primatas Não Humanos (macacos), não manipule o animal morto ou doente e comunique imediatamente ao Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, situado na Av. Curitiba nº 1210, bairro Vila Nova ou pelo telefone (69) 3451 2055, para adoção das medidas de Vigilância.

Coordenação de Vigilância em Saúde