ALERTA - COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

Publicado em: 03/12/2018 08:14 | Fonte/Agência: AICOM | Autor: AICOM

Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno, INFORMA:

NOTA DE ALERTA N.º 01/2018.

A COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas por lei,

Considerando NOTA DE ALERTA  DO INMET – INSTITUTO NACIONAL DE METEROLOGIA,

Considerando NOTA DE ALERTA DO CENTRO DE PREVISÃO DO TEMPO – CPTEC/INPE,

Considerando O AUMENTO DA PRECIPITAÇÕA PLUVIOMETRICA OBSERVADA NAS ESTAÇÕES  APIDIÁ -  DO CENTRO NACIONAL DE MONITORAMENTO E ALERTA DE DESASTRE – CEMADEN

Considerando O AUMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA OBSERVADA NA ESTAÇÃO FLOR DO CAMPO – DA CPRM/ANA

ALERTA a população de Pimenta Bueno, em especial os moradores da área de risco dos Rios Barão do Melgaço e Rio Pimenta Bueno, que residem próximo ao Canal Central, Região da Av. Riachuelo e Av. Guararapes, Igarapé da Nova Pimenta e Canal que inicia no BNH e se estende até o horto Municipal, bem como toda a população Ribeirinha dos Rios Pimenta Bueno e Barão do Melgaço, tanto na Zona Urbana com na Zona Rural. Ainda estará em risco a população residente nas margens dos Igarapés e córregos tributários dos Rios, tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural,   que em  decorrência do aumento das precipitações pluviométricas observadas pelas agências  e nas Estações pluviométrica acima mencionadas, que as áreas suscetíveis a inundação estão correndo  AUTO GRAU DE  RISCO DE INUDAÇÃO caso persista as precipitações pluviométricas (chuvas) nos próximos dias.

Considera-se risco de inundação a invasão pelas águas dos Logradouros Públicos (Avenidas e Ruas), impedindo a população de transitar e se locomover; a invasão pelas Águas Rios das residências e comércios, bem como os quintais destes. O que acarretará  risco de  corte de energia elétrica, bem como de acidentes por descargas elétrica nas águas, poderá acarretar perda de bens materiais móveis, utensílios domésticos, roupas e calçados, bem como documentos e outros, poderá em decorrência da contaminação das aguas acarreta proliferação de doenças infectocontagiosas, e ainda acidentes como afogamento  e desaparecimento de pessoas, e por ultimo se as pessoas não tomarem as devidas precauções risco de morte.

Recomenda-se a população vulnerável ao risco de inundação adotar a medidas de prevenção durante os eventos, a saída imediata da Área de Risco, aqueles que poderem deverão buscar abrigo em casa de parentes e amigos ou providenciar aluguel em outro imóvel fora da Área de Risco, aqueles que não tiveram para onde se retirar o município providenciar abrigo, em local a ser indicado pelo município, bem como o desligamento imediato do relógio de energia elétrica e a retirada das tomadas dos parelhos elétrico-eletrônicos.

A Prefeitura colocará a disposição dos moradores os caminhões para remover os bens móveis, ficando os moradores responsáveis de colocar os mesmo nos caminhões e levá-los ao abrigo ou casa de amigos ou parentes.

Recomenda-se ainda a população residente em área suscetíveis a inundação  da área de risco dos Rios Barão do Melgaço e Rio Pimenta Bueno, Próximo ao Canal Central, Região da Av. Riachuelo e Av. Guararapes, Igarapé da Nova Pimenta e Canal que inicia no BNH e se estende até o horto Municipal, bem como toda a população Ribeirinha dos Rios Pimenta Bueno e Barão do Melgaço, tanto na Zona Urbana com na Zona Rural, que providencia suspender os bens móveis que não poderem retirar, guardar seus documentos pessoais e da família, que deixe uma mochila com roupas, medicamentos pessoais, caso seja necessário ir para um abrigo ou casa de parentes ou amigos.

Os Órgãos Municipais deverão ficar em alerta para dar suporte e socorro a população, caso o evento se concretize a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, a Secretaria Municipal de Obras e Serviço Públicos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A população deverá para o socorro e remoção entrar em contato com os telefones 3451 4373 - CRAS – CENTRO REFERÊNCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL ou 99934-9556 (Flávio), 193 Corpo de Bombeiros.

Caso o evento se concretize e dependendo do seu impacto no município será Decretada situação de emergência ou o Estado de Calamidade Púbica. E o município colocará os seus recursos disponíveis para socorrer a população, caso não suporte buscará os recursos necessários juntos aos outros entes da federação.

Inicio da situação de alerta: 02/12/2018; 16:00h.

Final do Alertar: 07/12/2018: 23h59minh.

Pimenta Bueno – RO, 02/12/2018

Sóstenes da Silva Mendes