DEFESA CIVIL DE PIMENTA BUENO EMITE NOTA DE ALERTA

Publicado em: 11/01/2019 01:44 | Fonte/Agência: AICOM | Autor: AICOM

NOTA DE ALERTA N.º 001/2019.

A COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas por lei,

Considerando NOTA DE ALERTA DO INMET –INSTITUTO NACIONAL DE METEROLOGIA,

Considerando NOTA DE ALERTA DO CENTRO DE PREVISÃO DO TEMPO –CPTEC/INPE,

Considerando O AUMENTO DA PRECIPITAÇÕA PLUVIOMETRICA OBSERVADA NAS ESTAÇÕES APIDIÁ -DO CENTRO NACIONAL DE MONITORAMENTO E ALERTA DE DESASTRE –CEMADEN

Considerando O AUMENTO DA PRECIPITAÇÃO E DA COTA FLUVIOMÉTRICA OBSERVADA NA ESTAÇÃO FLOR DO CAMPO –DA CPRM/ANA

Considerando O AUMENTO DA PRECIPITAÇÃO E DA COTA FLUVIOMÉTRICA OBSERVADA NA ESTAÇÃO PIMENTA BUENO –DA CPRM/ANA

ALERTA a população de Pimenta Bueno, em especial os moradores da área de risco dos Rios Barão do Melgaço e Rio Pimenta Bueno, que residem próximo ao Canal Central, Região da Av. Riachuelo e Av. Guararapes, Igarapé da Nova Pimenta e Canal que inicia no BNH e se estende até o horto Municipal, bem como toda a população Ribeirinha dos Rios Pimenta Bueno e Barão do Melgaço, tanto na Zona Urbana com na Zona Rural. Ainda estará em risco a população residente nas margens dos Igarapés e córregos tributários dos Rios, tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural, que em decorrência do aumento das precipitações pluviométricas observadas pelas agências e nas Estações pluviométrica acima mencionadas, que as áreas suscetíveis a inundação estão correndo ALTO GRAU DE RISCO DE INUDAÇÃO caso persista as precipitações pluviométricas (chuvas) nos próximos horas e dias.

Considera-se risco de inundação a invasão pelas águas dos Logradouros Públicos (Avenidas e Ruas), impedindo a população de transitar e se locomover; a invasão pelas Águas Rios das residências e comércios, bem como os quintais destes. O que acarretará risco de corte de energia elétrica, bem como de acidentes por descargas elétrica nas águas, poderá acarretar perda de bens materiais móveis, utensílios domésticos, roupas e calçados, bem como documentos e outros, poderá em decorrência da contaminação das águas acarreta proliferação de doenças infectocontagiosas, e ainda acidentes como afogamento e desaparecimento de pessoas e por último se as pessoas não tomarem as devidas precauções risco de morte.

Recomenda-se a população vulnerável ao risco de inundação adotar a medidas de prevenção durante os eventos, a saída imediata da Área de Risco, aqueles que poderem deverão buscar abrigo em casa de parentes e amigos ou providenciar aluguel em outro imóvel fora da Área de Risco, aqueles que não tiveram para onde se retirar o município providenciar abrigo, em local a ser indicado pelo município, bem como o desligamento imediato do relógio de energia elétrica e a retirada das tomadas dos parelhos elétrico-eletrônicos.

A Prefeitura colocará a disposição dos moradores os caminhões para remover os bens móveis, ficando os moradores responsáveis de colocar os mesmo nos caminhões e levá-los ao abrigo ou casa de amigos ou parentes.

Recomenda-se ainda a população residente em área suscetíveis a inundação da área de risco dos Rios Barão do Melgaço e Rio Pimenta Bueno, Próximo ao Canal Central, Região da Av. Riachuelo e Av. Guararapes, Igarapé da Nova Pimenta e Canal que inicia no BNH e se estende até o horto Municipal, bem como toda a população Ribeirinha dos Rios Pimenta Bueno e Barão do

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIMENTA BUENO COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL Site: www.pimentabueno.ro.gov.br e-mail: pgm@pimentabueno.ro.go.br Av. Castelo Branco n.º 1.046 – Pimenta Bueno – RO – CEP:76.970.000 – fone/fax (69)3451-2593

Melgaço, tanto na Zona Urbana com na Zona Rural, que providencia suspender os bens móveis que não poderem retirar, guardar seus documentos pessoais e da família, que deixe uma mochila com roupas, medicamentos pessoais, caso seja necessário ir para um abrigo ou casa de parentes ou amigos.

Os Órgãos Municipais deverão ficar em alerta para dar suporte e socorro a população, caso o evento se concretize a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, a Secretaria Municipal de Obras e Serviço Públicos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A população deverá para o socorro e remoção entrar em contato com os telefones 3451 4373 -CRAS –CENTRO REFERÊNCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL (das 07h30 as) 13:30 ou Corpo de Bombeiros 193 (24 horas).

Caso o evento se concretize e dependendo do seu impacto no município será Decretada situação de emergência ou o Estado de Calamidade Púbica. E o município colocará os seus recursos disponíveis para socorrer a população, caso não suporte buscará os recursos necessários juntos aos outros entes da federação.

Inicio da situação de alerta: 10/01/2019; 18:00h.

Final do Alertar: 15/01/2019: 23h59minh.

Pimenta Bueno –RO, 10/01/2019

VALTEIR CRUZ