COMDICRA realizará prova para candidatos á conselheiro tutelar no próximo, dia 14

Publicado em: 05/07/2019 10:42 | Fonte/Agência: ASSESSORIA | Autor: ASSESSORIA

“Com data marcada para domingo, dia 14 de Julho, a prova para os candidatos a Conselheiro Tutelar, programada com inicio de chegada para as 7h da manhã, e fechamento dos portões as 08h e termino ao 12h, a prova acontecerá na Faculdade de Pimenta Bueno-FAP. A prova objetiva e uma das etapas da eleição para a escolha de conselheiros tutelares titulares e suplentes de Pimenta Bueno.

Setenta e três pessoas estão aptas a realizar a prova, já que tiveram suas inscrições aceitas. A realização desse processo segue a resolução 01/2015 - Comdicra, com fundamento na Lei Federal número 8069/90 - ECA, da Lei Municipal número 727/98 e o disposto na Resolução 170/2014 do Conanda.

Com essa eleição haverá o preenchimento de cinco vagas de conselheiros tutelares titulares e outros cinco suplentes. Puderam se inscrever cidadãos residentes em Pimenta Bueno há pelo menos dois anos, com idade superior a 21 anos e com reconhecida idoneidade moral. O candidato deve ter, no mínimo, ensino médio e estar em dia com seus direitos políticos, não ter respondido, com sentença condenatória, processos contra menores e não ter sentença condenatória cuja pena seja a de reclusão.

A primeira fase da escolha dos candidatos foi à entrega da documentação obrigatória, e no próximo dia 14 os candidatos serão submetidos à prova objetiva. A prova tem caráter eliminatório e classificatório e contará com 40 questões, sendo 15 de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos do Estatuto da Criança e Adolescente. Somente serão classificados os candidatos que tiverem ao menos 60% de acertos.

Segundo a comissão organizadora do processo, presidida por Devair Dias, representante da Sociedade Civil, quem for aprovado estará habilitado para a segunda fase, onde o candidato é submetido a uma avaliação psicológica é ao processo eleitoral para a escolha dos conselheiros tutelares. O pleito  para a escolha dos conselheiros, de caráter classificatório, ocorrerá no dia 06 de outubro, das 08 às 17h, e acontecerá na Escola Anísio Serrão de Carvalho.

O conselheiro tutelar está sujeito a um regime de dedicação integral, sendo vedada à acumulação da função com qualquer atividade remunerada, pública ou privada, inclusive com cargo, emprego ou função. A remuneração mensal do conselheiro está fixada em R$ 1.500,00, mais 300,00, de plantões e o ticket alimentação, para uma jornada de 40 horas semanais.

A prova para a seleção de conselheiros tutelares ocorrerá no domingo, dia 14 de Julho, na Faculdade de Pimenta Bueno-FAP, na Avenida Castelo Branco, 780, bairros Pioneiros, em Pimenta Bueno. O início das provas se dará às 08 horas. Recomenda-se aos candidatos chegar ao local com cerca de uma hora de antecedência.