Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de CDI


Publicado em: 20/09/2019 14:00 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Assessoria

 

 




Aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no Centro Cultural Antônio Augusto Neves de Pimenta Bueno, o Juramento à Bandeira, que formalizou a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação a mais de 60 jovens do município dispensados do Serviço Militar Obrigatório. O evento contou com a presença do Prefeito Delegado Araújo, da secretária da Junta de Serviço Militar, Mônica Gonçalves, do Comandante da Policia Militar 1º tenente PM Francinei Batista do Vale e representando o Comando do Corpo de Bombeiros, Sargento Herrero. As autoridades entregaram certificados a três jovens em nome dos demais.

O Comandante da Policia Militar de Pimenta Bueno, 1º Tentente PM Francinei Batista do Vale destacou que a cerimônia é para homenagear um dos símbolos da República. “Vejam como a vida militar é séria, como vocês são importantes para esse sistema, tão importantes que mesmo em um momento de dispensa de corporação, é feita uma solenidade para que prestemos juramento à Bandeira Nacional”, disse reiterando “A qualquer momento vocês poderão ser convocados a servir a pátria”. 

O prefeito, que é o presidente da 16º Junta do Serviço Militar de Pimenta Bueno, destacou que o dever cívico e a formação do caráter de uma pessoa não acontecem somente nas Forças Armadas, pois envolvem a sociedade em suas várias instâncias: “O caráter de um jovem se forma em diferentes instâncias, na escola, no trabalho e, sobretudo, na família”. 

Delegado Araújo ao fazer seu pronunciamento direcionou palavras de incentivo ao civismo, amor à família e à Pátria. “Eu com dezoito anos de idade, estive neste mesmo lugar onde vocês estão, em seguida, como minha vocação era ser policial já ingressei na Policia civil, estudei bastante para que isso acontecesse, nada acontece por acaso, aproveito para desejar sucesso, façam escolhas corretas, nesta idade temos muita energia, use essa energia de vocês, canalize ela para o bem, para o futuro de vocês, comece a pensar e planejar o futuro, sempre prestigiando, o tempo como principio e diretriz. O amor pelo nosso Brasil, respeito a lei, respeito pelas autoridades, isso é muito importante, essa geração tem muito a oferecer, vocês constituirão famílias, necessitarão de bens materiais, precisam progredir financeiramente, buscando o empreendedorismo e o estudo”. 

A Junta de Serviço Militar de Pimenta Bueno fica na Avenida Castelo Branco nº 1046 – em anexo a Prefeitura de Pimenta Bueno. O atendimento ao público é das 07h30min. Às 13h30min. 

 

Compromisso

Antes de receberem os Certificados de Dispensa de Incorporação, os compromitentes proferiram as seguintes palavras: “Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida.”  

O brasileiro que não se alista no prazo previsto está em débito com o Serviço Militar e não pode obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino. 

Também não poderá obter titulo de eleitor, inscrever-se em faculdades e universidades para cursos superiores; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios. 

As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares.


Prefeitura de Pimenta Bueno