Prefeitura de Pimenta Bueno realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com palestras e Debates

Publicado em: 09/10/2019 14:53 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Assessoria

Centenas de pessoas participaram da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o tema “OS DESAFIOS DO SUAS À LUZ DO PLANO DECENAL”. O evento foi realizado nesta quarta-feira (09) no auditório do Centro Cultural Antônio Augusto Neves. A Conferência é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, e do Conselho Municipal de Assistência Social.

O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Para refletir sobre esse tema, a conferência se organizou em quatro eixos: A Emenda Constitucional nº 95 e seus impactos frente ao SUAS; A relação do SUAS com o Sistema de Justiça, demandas institucionais: judicialização do SUAS; A reforma da Previdência Social e seus impactos na Seguridade Social; e Gestão e Controle Social no SUAS (Avaliação do Pacto de Aprimoramento, do Plano Decenal, e da efetivação da Politica x Controle Social. Os eixos foram apresentados nas palestras proferida pelo Auditor, Rogério Carnelossi, e a Assistente Social, Luciana Pontes de Amorim.

“Este é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos e a construção da democracia, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos os atores envolvidos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, afirma Fátima Tomio, que representou a Presidente do Conselho, Nalécia Trevellin.

“Esses espaços fortalecem a participação social e são momentos importantes para o debate em torno das políticas públicas para conhecer as demandas da população de Pimenta Bueno. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou o secretária da pasta, Elizete Carvalho, que ao iniciar sua fala caminhou até próximo da platéia e pediu uma maior proximidade das entidades junto às ações da Secretária de Assistência Social.

Ainda de acordo com Elizete Carvalho, mesmo diante de todos os desafios enfrentados, o município está pronto para ouvir as entidades e usuários, buscando avançar na qualidade da prestação dos serviços, programas, benefícios e projetos socioassistenciais, tendo o direito à assistência social como principal foco. “Nossa gestão prima pelo bem-estar e valorização dos nossos usuários, a fim de que se tornem protagonistas de suas histórias”, completa a secretária.

Programação incluiu diversas atividades – A Conferência foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira. Neste dia, houve a leitura e aprovação do regimento interno e a apresentação de um vídeo falando sobre a Lei Maria da Penha e palestras sobre os eixos propostos.

Também foram realizados debates e trabalhos em grupo para a elaboração de propostas para o município, estado e União. Após a reunião dos grupos, as propostas foram apresentadas em plenária para aprovação, e foi realizada também eleição de dois delegados, que representarão o município de Pimenta Bueno na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social.