Prefeitura irá homenagear Força Aérea Brasileira e pilotos pimentenses sobreviventes de acidente aéreo

Publicado em: 21/11/2019 13:09 | Fonte/Agência: Aicom | Autor: Aicom

No próximo domingo, dia 24 de Novembro às 9h da manhã, uma comitiva da Força Aérea Brasileira estará aterrissando no aeroporto municipal de Pimenta Bueno, onde serão homenageados com a Medalha do Mérito de Bravura Barão de Melgaço, instituída pela Prefeitura Municipal.

A homenagem é uma forma de reconhecimento pelo ato de bravura no salvamento dos pilotos pimentenses, vítimas de acidente aéreo ocorrido no dia 30 de Novembro de 2018.

O Prefeito Delegado Araújo resolveu fazer a homenagem, pois reconheceu como ato heroico tanto dos militares que se empenharam no salvamento e os pilotos por terem mantido o ânimo e firmes diante das dificuldades.

“É muito importante que os nossos heróis sejam reconhecidos e homenageados”, destaca o Prefeito que leva muito a sério questão do reconhecimento de atos de bravura.

A administração convida a toda população para prestigiarem esta solenidade em homenagem a esses verdadeiros heróis.

Local: Aeroporto Municipal de Pimenta Bueno

Data: 24 /11/2019 (Domingo)

Horário: 9 horas da manhã

Confira parte dos relatos publicados na Revista da Força Aérea Brasileira – AEROVISÃO:

“DO DRAMA AO FINAL FELIZ, foi esse o título usado em reportagem publicada na Revista da Força Aérea Brasileira – AEROVISÃO, edição nº 261 de 2019, descrevendo a situação que envolveu o acidente de avião que tinha como tripulantes, o piloto Marcelo Balestrin e seu amigo, o copiloto Jhon Cleiton Venera.

30 de novembro do ano de 2018, data que jamais será esquecida. Com o translado autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave PT-ICN decolou de Pimenta Bueno, tendo como destino Santo Antônio do Leverger (MT), onde passaria por revisão para regularização de licença de voo.

O voo era tranquilo, mas ao passar pela região de Cáceres (MT), próximo a fronteira com a Bolívia, a chuva forte impossibilitou a visão do piloto, não dando para perceber que a aeronave foi perdendo altitude, ocorrendo o choque com as arvores.

Sobrevivendo à queda do avião na floresta e feridos em meio aos destroços da aeronave, Marcelo e Jhon teriam pela frente o desafio de se manterem vivos e torcer para serem encontrados.

Após quatro dias perdidos na mata fechada, sem alimento, água, abrigo ou expectativas de salvamento, os dois foram resgatados por militares da Força Aérea Brasileira (FAB) a bordo de um helicóptero H-60L Black Hawk.

A revista AEROVISAO destacou que se fosse possível descrever o som da esperança, provavelmente Balestrin diria que é como o som do rotor de um helicóptero, pois prestes a se tornar estatística de tragédias aeronáuticas, esse foi o ruído que deu a ele e ao amigo uma chance para o recomeço da vida.

O som do helicóptero de resgate foi ouvido por Marcelo e Jhon na manhã de sábado, 04 de dezembro de 2018, quatro dias após a queda. O piloto e copiloto tentaram sinalizar, fizeram barulho, porém não foram avistados.

No período da tarde, a tripulação, sem êxito, voltou à base e recebeu a ordem para fazer novas buscas e alguém da tripulação teve a impressão de ter ouvido o sinal do Transmissor Localizador de Emergência. Ao retornar e passar pelo local, um tripulante avistou a aeronave e foi possível avistar os dois sobreviventes acenando.

A operação de busca e salvamento teve início no sábado 01 de Dezembro de 2018, sendo coordenada pelo Salvaero Manaus, contando também com a participação da aeronave SC-105 Amazonas, que realizou mais de 40 horas de voo durante as buscas.

Cerca de 30 militares do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) estiveram envolvidos nos quatro dias de buscas. Militares do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) também fizeram parte da tripulação  que realizou o resgate.

No hospital, o piloto Marcelo agradeceu, ‘Vou levar isso por toda a minha vida. Só posso agradecer por não terem abandonado a gente e continuarem com as buscas. Lembrarei disso eternamente.’ Os agradecemos foram direcionados a Força Aérea Brasileira por realizarem um trabalho arriscado e tão valoroso, pessoas que estão acostumadas a içar vítimas sem vida em missões de resgate, mas sem perder a esperança de a cada saída para qualquer que seja o resgate, encontrar sobreviventes, como foi o caso do acidente envolvendo a aeronave que decolou aqui de Pimenta Bueno.”

A Reportagem completa sobre o acidente é da revista AEROVISÂO, TENENTE JORNALISTA JONATHAN JAYME.