Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Prefeitura de Pimenta Bueno Amplia o Programa de Coleta Seletiva


Publicado em: 25/06/2020 13:42 | Fonte/Agência: ASSESSORIA | Autor: ASSESSORIA

 

 

Prefeitura de Pimenta Bueno Amplia o Programa de Coleta Seletiva

 

A Prefeitura de Pimenta Bueno, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo (SEMAGRI), ampliou o programa de Coleta Seletiva para mais dois bairros no município.

Coleta seletiva significa recolhimento diferenciado de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

De acordo com Marcelo Portella, Diretor da Central do Meio Ambiente, departamento dentro da SEMAGRI, responsável por demandas relacionadas ao meio ambiente no município, sete bairros já estavam sendo atendidos com a coleta seletiva e, desde o último dia 16, foi ampliada para os bairros Triângulo Verde e Apediá, que já receberam cerca de 500 sacolas para a separação de lixo reciclável.

O projeto de Coleta Seletiva do município de Pimenta Bueno, foi um compromisso firmado pela atual administração, com total apoio do Ministério Público. Na execução deste projeto, a prefeitura conta com a Associação Aguapé, responsável pela coleta dos resíduos.

A Associação Aguapé está instalada em um barracão totalmente adaptado para a segregação do material, contando com uma prensa e dois caminhões, toda esta estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Pimenta Bueno e, é considerada como uma das melhores do Estado de Rondônia.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

Portella destacou que no município, cerca de 20 toneladas de produtos recicláveis são recolhidos por mês e transformados em matéria prima, existindo a possibilidade de aumentar este volume, desde que a população continue separando o material, “nesse momento de pandemia em que a população, seguindo protocolos de segurança tem permanecido mais tempo em casa, podem dar mais atenção a esse projeto”.

Roteiro da Coleta Seletiva no município

Na segunda-feira, das 7h30min às 11h  -  Centro - Comercial;

Na terça-feira, das 7h30min às 11h – Bairros Vila Nova e CTG;

Na quarta-feira, das 7h30min às 11h – Comércio e supermercados;

Na quinta-feira, das 7h30min às 11h - Bairros BNH I e II, Alvorada e Seringal; e.

Na sexta-feira, das 7h30min às 11h - Bairros Liberdade, Triângulo verde e Apediá.

A administração municipal está trabalhando para estender o programa de coleta seletiva para o bairro Bela Vista, a partir do dia 30 de junho.

Prefeitura de Pimenta Bueno