Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Símbolos Municipais

Hinos e Símbolos

PDF

E-mail

Hino

Quando o sol, nasce lá no horizonte 
Iluminando a beleza da terra mãe
São teus filhos que crescem

E o teu futuro que vem

O teu passado engrandece

Rondon que te escolheu bem

Teus rios matam a sede dos corações

Teu verde mostra a riqueza vinda do chão

Teu berço tão grande acolhe

Migrantes de outros rincões

No peito raça e coragem

Teu nome nos corações

Pimenta Bueno tens o meu coração  
força brilho e coragem

Liberdade e união

Pimenta Bueno terra abrigo e calor

Quem te conhece se encanta 
que Deus proteja teus filhos

Em nome da paz e do amor.



Bandeira:



A Bandeira Municipal terá as seguintes características: O tamanho oficial da Bandeira de Pimenta é de 14x20cm, em pano, totalmente matizada nas cores: Verde, Amarelo e Branca. A bandeira está dividida em três partes, as quais compreendem os três rios que cortam Pimenta Bueno. Do canto de cima à esquerda, desce o rio Apidiá, de baixo no canto esquerdo o rio Comemoração, e no encontro a 5 cm da margem se encontram e formam em linha reta o rio Machado, matizados em Azul, numa largura de 1,5 cm. Acima do traço do rio Machado, está matizado em amarelo ouro, que significa as cores reais do nosso País, num ângulo de 120º no lado na descida do rio Apidiá. Na parte abaixo do rio Machado, num espaço de 1,5cm encontram-se 4 linhas brancas, que representam o Telégrafo, saindo do rio Comemoração, seguindo paralelo ao rio Machado. A distância de um fio ao outro é de 0,5 cm. Encontra-se a 4cm, do rio Comemoração, seguindo paralelo ao rio Machado. A distância de um fio ao outro é de 0,5 cm. Encontra-se a 4cm, do rio Comemoração e a 4cm, ao final da bandeira 4 estrelas no meio dos cabos. Cada uma no tamanho de 1,5 cm . As quatro estrelas simbolizam a Madeira, a Agricultura o Minério e a Pecuária. A parte inferior está matizada de verde, num ângulo de 120º, a esquerda com o rio Comemoração. No triângulo Escaleno a esquerda, no canto da bandeira, está matizado de branco, onde realmente se encontra a cidade de Pimenta Bueno simbolizando o arenito (areia).



Brasão





O Brasão adotado será constituído da seguinte forma: O tamanho oficial do Brasão de Pimenta Bueno é de 14x20cm, totalmente matizado nas cores: Amarelo, Branco, Verde, Azul, Cinza e Vermelho. A faixa abaixo que levemente convoca para cima, tem uma extensão de 14cm por 1,5 cm, de largura onde se lê em preto no lado esquerdo da data de criação do município em 1.977, seguindo numa dobra para cima o nome de Pimenta Bueno, e no final em dobra para cima a data de criação do Estado de Rondônia no ano de 1.981. Ao meio desta faixa acima está desenhado meia esfera matizada em cinza que simboliza a madeira, numa largura de 4cm. De cima do toro de madeira sobe a pira com 9,0cm de extensão, na largura de 1,5 cm, matizada em azul. Divididas em 7 partes, sendo 5 iguais e 2 desiguais. De cima da pira sobe 4 fios tortuosos iguais, em preto, que simboliza o Telégrafo num tamanho de 3cm, que vai ligar a estrela do Azul da União. A estrela tem um tamanho de 10 cm ao todo. No meio acha-se uma circunferência de 3cm, matizada em azul, somente as bordas circulares e ao centro se acha a Bandeira de Pimenta Bueno, nas cores oficiais, tendo o fundo em branco. Da circunferência nasce 5 pontas de 3,5 cm, cada uma de tamanho igual, numa largura de 2,0 cm ao pé, matizado de amarelo ouro, com 4 pontas verdes de 3cm, cada, nascendo ao vácuo de cada pontas. Da pira, tanto do lado esquerdo quanto ao direito, sai em partes iguais, matizados de cinza, a cabeça de boi, dividido pela pira, que representa a pecuária, num tamanho de 13,5 cm em linha reta, apontados para cima, se curvando levemente, quase formando uma esfera. Duma ponta a outra são 13cm, ao todo. Na parte superior da pira do lado esquerdo, pelo lado de dentro da guampa, nasce um galho de arroz, curvado conforme o contorno da mesma, contornando a estrela, matizado em verde as folhas e em vermelho, os grãos. Estas duas ramificações representam a agricultura.



O decreto que criou o Brasão de armas e oficializou a bandeira do município, foi assinado em 26 de Maio de 1982, pelo então prefeito Vicente Homem Sobrinho.