Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

SEMAST PROMOVE REUNIÃO PÚBLICA PARA ESCOLHA DE REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS DO SUAS PARA COMPOR O CMAS


Publicado em: 31/01/2023 10:56 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Assessoria de Comunicação

 

 

SEMAST PROMOVE REUNIÃO PÚBLICA PARA ESCOLHA DE REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS DO SUAS PARA COMPOR O CMAS

 

Na tarde de 26 de janeiro/2023, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST, promoveu Reunião Pública para escolha de Representantes dos Usuários vinculados aos Programas, Projetos e Serviços da Assistência Social, para compor o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, em atendimento a Lei Municipal n. 3.032/2022. Essa cadeira é ocupada por cidadãos usuários do SUAS: Inscritos no CadÚnico, beneficiários do Auxilio Brasil, BPC LOAS Idoso e Deficiente, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dentre outros. O convite para essa reunião teve ampla divulgação em redes sociais, junto aos usuários dos Serviços, Programas e Projetos da Assistência Social, sonorização nas vias públicas, inserções na rádio local, e demais estratégias. 

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é um órgão consultivo de caráter deliberativo e permanente do sistema descentralizado e participativo da assistência social, constituído com paridade, por representantes de órgãos governamentais e não governamentais, vinculado a estrutura de um órgão da Administração Pública Municipal, responsável pela Assistência Social. 

Após importante diálogo sobre o que é o CMAS, Controle Social e Lei de Composição do CMAS, iniciamos o processo de eleição, onde colocaram-se à disposição três candidatas, as quais apresentaram-se, e os usuários exerceram o direito de escolha dos seus representantes neste conselho, por meio de voto secreto. A Sra. Jennifer Keicilvany Fernandes Lemes foi eleita como Titular, e a Sra. Elza Selhrst, como suplente, sendo devidamente registrado em ata, e assinada pelos participantes. 

“Essa reunião trata-se de um processo democrático para a escolha da representatividade dos Usuários da Assistência Social para compor o CMAS. É de suma importância juntamente com a população fazer essa construção, pois através deste Conselho, vocês que são os destinatários dos Serviços, Programas e Projetos do SUAS terão direito a voz e poderão colaborar com a Gestão para a implementação da Política Pública de Assistência Social neste Município. Agradeço aos participantes e sejam bem vindas Jennifer e Elza.”, destaca a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama, Cíntia Araújo. 

“Ter a Representatividade dos usuários da Assistência Social participando do CMAS é muito importante, pois realizamos a eleição para essa escolha, dando cumprimento à Lei. Só temos a agradecer a participação de todos.” Ressalta Marcelo Portella, Presidente do CMAS.