Aulas da Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura iniciam em Pimenta Bueno.

Publicado em: 11/11/2021 18:12 | Fonte/Agência: Assessoria Pimenta Bueno/ com informações da Secom RO | Autor: Assessoria Pimenta Bueno/ com informações da Secom RO

Teve início nesta quarta-feira, 10 de novembro, no Centro Cultural Antônio Augusto Neves, a aula inaugural da “Escola Móvel”, uma parceria do Governo de Rondônia com a Prefeitura de Pimenta Bueno, para levar educação profissional e gratuita a população Pimentense.

A unidade da “Escola Móvel” em Pimenta Bueno oferece o curso de Frigorífico e Piscicultura. Presenciais e gratuitos, os cursos vão receber 20 alunos por turno e ainda estão com inscrições abertas no site do Idep, no Portal do Governo (https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/matriculas-abertas-cursos-de-formacao-inicial-modalidade-presencial-vagas-limitadas-local-pimenta-bueno-ro/  )   para formação inicial em produtor de defumados e de Embutidos.

A carreta, estacionada ao lado da Prefeitura do município se transformou em sala para aplicação de aulas teóricas e práticas para a formação dos 60 alunos inscritos, que vão ser divididos em três turmas, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Os cursos pretendem capacitar os alunos para uma profissão atual no mercado de trabalho ou para empreender o próprio negócio. Serão fornecidos aos participantes todo o material didático, equipamentos de proteção individual, apostilas e insumos para as aulas práticas.

De acordo com a Secretária de educação, Marcilene Rodrigues, “ a escola Sobre Rodas é uma oportunidade única para o nosso município, onde os nosso jovens terão a oportunidade de ter cursos técnicos na área de  frigorifico e piscicultura. Temos o compromisso com a educação de Pimenta Bueno, e vamos estar sempre buscando parcerias com o governo do estado para que sempre tenhamos oportunidades de cursos para que tenhamos mão de obra qualificada.”

“Toda a batalha que você vai enfrentar na sua vida, passa pela experiência e pelo conhecimento que você adquiriu. Quando a gente olha uma carreta e o Estado investindo em conhecimento técnico e prático, nós não estamos apenas olhando para um ato político ou uma ação de governo, estamos falando da transformação de uma sociedade. Isso porque a prosperidade passa pela qualificação técnica”, destacou o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves.

Ao todo, 60 pimentenses serão certificados com o curso. Com carga horária de 60 horas, o eixo tecnológico dos cursos de Embutidos e Defumados e a Produção Alimentícia. Durante as aulas, o professor Kleber Delgado vai instruir os alunos quanto ao processamento e conservação da matéria-prima e produtos, e também a aplicarem soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolverem produtos e processos.

A unidade móvel irá se deslocar para o próximo município assim que essa capacitação seja encerrada.

Outros cursos que serão oferecidos posteriormente são de: Panificação e Confeitaria- do eixo tecnológico de Produção Alimentícia; mecânica em máquinas agrícolas; Imagem Pessoal – do eixo tecnológico de Ambiente e Saúde.