Profissionais da Saúde participam de Capacitação para a Eliminação da Hanseníase

Publicado em: 22/11/2021 13:18 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa e Comunicação | Autor: Assessoria Pimenta Bueno

A Secretaria Municipal de Saúde de Pimenta Bueno encerrou na última sexta-feira, 19.11 a Capacitação online, formato EAD, do Ministério da Saúde com apoio da Fundação Alfredo da Mata/FUAM- AM, Projeto APELI- Ação para a Eliminação da Hanseníase.

A capacitação aconteceu em formato de 3 módulos, embora as aulas fossem online, os profissionais estiveram reunidos no mesmo espaço físico, para interagirem com os tutores da FUAM. Os módulos aconteceram nos dias 4, 5, 11, 12 e 19 de novembro em curso.

Participaram da capacitação, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, odontólogos, auxiliares de Higiene Bucal, agentes comunitários de saúde, Guardas de endemias, da Atenção Básica e do sistema prisional.
Segundo a coordenação Municipal do Programa de Controle da Hanseníase, a partir desse módulo, as equipes das Estratégias de Saudade da Família das Unidades Básicas de Saúde já estão capacitadas para atenderem pessoas com manchas e ou suspeitas de Hanseníase para o diagnóstico, tratamento, acompanhamento e exames de contatos (familiares).

A Referência Municipal do Programa de Hanseníase atenderá somente os casos encaminhados pelos médicos das Unidades Básicas. A coordenação informa ainda que a Hanseníase é uma doença com grande número de casos em Pimenta Bueno e em Rondônia.

De acordo com a enfermeira Rose “devemos unir conhecimentos, esforços, experiências e responsabilidades para um diagnóstico o mais precoce possível, possibilitando assim, menos chances de complicações e deformidades no Acometidos pela Hanseníase” concluiu.