Janeiro roxo é o mês de Conscientização da Hanseníase.

Publicado em: 23/01/2023 11:03 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pimenta Bueno | Autor: Assessoria de Comunicação

Janeiro roxo é o mês de conscientização da Hanseníase.

A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta a pele e os nervos periféricos, principalmente os dos olhos, braços, pernas, orelhas e nariz.

A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, por meio do contato prolongado com um doente que não está em tratamento.

Pode se apresentar com manchas mais brancas, vermelhas ou marrons, as quais são pouco visíveis e com limites imprecisos, com alteração da sensibilidade no local associada à perda de pelos e ausência de transpiração.

O tratamento é feito pela associação de medicamentos.

A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce, tratamento adequado e a divulgação de informações.

Fique atento aos sintomas e procure uma UBS.