SEMAST de Pimenta Bueno realiza encontro em alusão a campanha TODO DIA É 18 DE MAIO

Publicado em: 23/05/2023 16:38 | Fonte/Agência: Secretaria de Assistência Social e Trabalho - SEMAST | Autor: Secretaria de Assistência Social e Trabalho - SEMAST

A Prefeitura de Pimenta Bueno, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho — SEMAST, realizou no dia 18 de maio, um encontro em alusão à campanha “Todo dia é 18 de Maio”. Na ocasião estiveram presentes: o Prefeito, Delegado Araújo, juntamente com a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social e Trabalho, Cíntia Araújo, a Juíza da Vara da Infância e Juventude, Dra. Rejane de Sousa Gonçalves Fraccaro, Promotor de Justiça, Dr. Fábio Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio, Delegado de Polícia Civil, Luiz Francisco Felizardo, Presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, Sóstenes Silva, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDICRA, Geraldo Sebastião, Coordenador do Conselho Tutelar, Fabiano Pereira, Coordenadora da Escuta Especializada, Cristhianne Paula Cremonese, Representando a Secretaria de Educação: Psicopedagoga Helena Cristina Grilli Gama, onde os mesmos reafirmaram o compromisso para com as crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual infantil.

A abertura do encontro contou com apresentação musical do Cantor Local David Rocha juntamente com a Cantora Mirim Ana Clara, cantando a música tema da campanha, “Seu corpo é um Tesourinho”.

O evento contou com a participação de Mônica Mota, escritora, Assistente Social, contadora de história infantil e ativista contra o abuso sexual infantil e Wladylene Melo, psicóloga do Programa Rede Aquarela — FUNCI (Fundação da Criança e da Família Cidadã) com atuação nas áreas social, jurídica e clínica. Com experiência na intervenção com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, destacadas personalidades engajadas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Mônica e Wladylene compartilharam suas experiências, conhecimentos e orientações sobre como identificar os sinais de abuso e exploração sexual, bem como a importância de agir prontamente para proteger as crianças e adolescentes. Suas histórias e conhecimentos serviram como fonte de inspiração para os participantes do encontro, reforçando a importância e necessidade de prevenir e denunciar esses crimes de abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

No período da tarde o evento iniciou com a bela apresentação em homenagem à escritora Mônica, onde a história do livro, Tom, Elis e Chico, foi contada pela Professora Fábia com fundo musical do Professor Marcos, ambos do Programa Garra e apresentada pela turma da Roda da Leitura da unidade do Brejão.

A ação conjunta entre a comunidade, o poder público e as instituições é fundamental para garantir um ambiente seguro e saudável para a infância e juventude. Esse encontro demonstra o compromisso da Secretaria em promover a conscientização, prevenir o abuso e a exploração sexual, e proteger os direitos das crianças e adolescentes no município, fortalecendo a rede de proteção e promovendo uma sociedade mais segura e acolhedora para todos.

A Proteção das Crianças e Adolescentes é Responsabilidade de Todos Nós. Denuncie anonimamente. Disque 100.