SEMAST PROMOVE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DE COMBATE A POBREZA MENSTRUAL
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST, promoveu ações de divulgação do Programa de Combate à Pobreza Menstrual, o qual foi instituído por meio da Lei Municipal 3.048/2022, regulamentado por meio do Decreto Regulamentar 381/2023.
No dia 25 de maio/2023, servidoras da Semast juntamente com a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama, Cíntia Araújo, estiveram na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Bueno da Silva, período matutino e vespertino, bem como no dia 29 de maio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Euclides Barbosa, período vespertino e 01 de junho, período matutino, onde compartilharam informações sobre a pobreza menstrual, destacando os desafios enfrentados por muitas mulheres e meninas de baixa renda que não dispõem de produtos de higiene adequados durante o período menstrual, trazendo implicações físicas, emocionais e sociais, resultando em baixa autoestima, situações essas presenciadas pela Gestora da Pasta, em visitas realizadas com as Equipes da Proteção Social às residências de famílias em situação de vulnerabilidade social, o que a motivou a tomar a propor Projeto de Lei para instituição deste importante programa.
Posteriormente, a Semast também entregou material para divulgação no Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta, Unidades Básicas de Saúde, CAPS, Escolas, e demais locais de fácil acesso à população.
O Programa de Combate à Pobreza Menstrual trata-se de oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos, tendo como público alvo crianças, adolescentes e mulheres. Os requisitos são: estar inscrita no CadÚnico/Bolsa Família / Ser beneficiária ou componente unidade familiar em situação de pobreza. As pessoas que enquadrarem-se, podem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na Av. Presidente Kennedy, 1160, Bairro Pioneiros. Contato WhatsApp: (69) 98169-9969.
Com essa iniciativa, a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama, Cíntia Araújo, visa sensibilizar sobre a importância de combater a pobreza menstrual, promovendo a igualdade de gênero e garantindo o acesso a condições de higiene adequadas para todas as mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social.