Publicado em: 21/08/2023 16:23 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho - SEMAST | Autor: Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho - SEMAST
SEMAST PARTICIPA DA OFICINA PAEFI E SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL
Nos dias 10 e 11 de agosto/2023, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST, representada pela Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, por meio da Coordenadora Karin Cristina Andrade de Assis Scolaro, Assistente Social Fabiano Aguiar da Silva e Educadora Social Denise Silva Martins, participaram da Oficina PAEFI e Serviço Especializado em Abordagem Social, no Município de Porto Velho – RO, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS.
No primeiro dia, a programação teve como foco o tema “Pensando vulnerabilidade, violência e violação de direitos; Serviço de atendimento Especializado em abordagem Social - PAEFI”, Abordados pelos profissionais: Railane de Oliveira Marinho, Assessora Técnica na Gerência de Proteção Social Especial e Érica de Oliveira Vieira Carvalho, servidora do CREAS. As discussões destacaram a necessidade de abordar sensivelmente e com empatia indivíduos e famílias em situações de risco pessoal e social, fornecendo ferramentas fundamentais para a identificação precoce de casos de violência e a promoção de direitos. Ensinos fundamentais para os profissionais que estão à frente desta demanda.
No segundo dia, dialogamos sobre o “Serviço Especializado em Abordagem Social; Desafios no Acolhimento da migração e o papel do SUAS; Atendimento ao migrante”. Abordado pelos profissionais: Giovany dos Santos Lima, Psicólogo, Weidila Nink Dias, Técnica da Vigilância Socioassistencial, e Hélio Cezar Koury Filho, Gestor da Proteção Social Especial na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos no Acre. O crescente número de migração tem apresentado desafios aos profissionais da Assistência Social, tornando crucial a compreensão das necessidades específicas dessa população e o papel que o SUAS desempenha nesse contexto.
O evento trouxe uma visão mais ampla e aprofundada das realidades vivenciadas diariamente no campo da assistência social, aprimorando nossas práticas e garantindo um suporte efetivo para aqueles que mais precisam, fornecendo um acolhimento caloroso e um ambiente seguro para todos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.