Semed de Pimenta Bueno realiza encontro da educação especial inclusiva.
A Prefeitura de Pimenta Bueno por intermédio da Secretaria de Educação (SEMED), na última sexta-feira, 22 de setembro, realizou o “Projeto de Extensão da Educação Especial Inclusiva” ofertado aos profissionais da educação. Sendo, o III Encontro da Educação Especial Inclusiva: discussões e desafios – caminhos e experiências.
As ações da Educação Especial Inclusiva sob a Coordenação da Educação Especial, professora Cristiane Cardoso da Silva e a equipe de professores do AEE, juntamente com a equipe SEMED organizaram vários momentos de discussões e relatos de experiências dos próprios funcionários da rede e com relatos das famílias, público alvo da educação especial. A abertura do evento contou com a participação da ex-aluna da rede municipal, Daiane Pereira Martins, ela é cega e cantou “Um amigo Especial”.
A Secretaria de Educação, Marcilene Rodrigues sempre envolvida com as ações, também palestrou sobre “Inclusão e Acolhimento”; a nutricionista da SEMED, Rosineia Ladim explorou sobre o tema “Educação Especial Inclusiva e Alimentação Escolar”; o professor educador físico, Márcio Fagundes apresentou práticas para com o ensino inclusivo; o Núcleo de Psicologia, Rudi e Douglas abordaram sobre “a Inclusão no Espaço Escolar”; a professora Nadia Nahiara, que tem a cegueira e mostrou na prática alguns exemplos sobre orientação e mobilidade ao público, a qual contemplou a data alusiva, da luta das conquistas das Pessoas com Deficiência.
Representando as cuidadoras: Magda Alcântara e Kimberly Taynara apresentaram relatos da profissão e acolhimento da criança; as mães falaram da trajetória e a importância da inclusão no contexto escolar e os avanços ocorridos no desenvolvimento dos filhos.
A equipe de Professores do AEE apresentaram as práticas pedagógicas e os avanços no contexto escolar e fora dela. Esses profissionais consideram que a Educação Especial Inclusiva acontece quando todos juntos tem a atitude de fazer algo pelo o outro, e na escola é fazer o melhor possível para os alunos.
"O evento contou com o público aproximadamente de 430 pessoas, isso nos mostra, como é importante trabalhar a questão da educação especial inclusiva, nesse momento queremos deixar nossa palavra de gratidão a todos profissionais de educação que buscam sempre o melhor para a educação em nosso município." Finalizou a secretária de educação, Marcilene Rodrigues.