Abordagem Multidisciplinar na Escola: Fortalecendo Vínculos e Ampliando
Oportunidades de Desenvolvimento.
No dia
15/02/2024, aconteceu na Unidade Escolar José Escobar, reunião de alinhamento
de estratégias educacionais e orientações no formato multiprofissional. No
evento estiveram presentes os profissionais da Secretaria de Educação SEMED, a
Coordenadora da Educação Especial Cristiane Cardoso, a Psicopedagoga Simone, a
Coordenadora da Educação Fundamental Cleide Siqueira e o Psicólogo Douglas
Antoni, junto a equipe escolar.
Essas ações
reverberam a instrumentalização de ações que fortaleçam os vínculos entre os
profissionais e a integração de suas expertises, a abordagem multidisciplinar
cria um ambiente escolar mais acolhedor e eficaz.
A educação
transcende a simples transmissão de conhecimento e adentra um território onde o
desenvolvimento integral do aluno é o objetivo primordial. Nessa perspectiva, a
abordagem multidisciplinar na escola emerge como um modelo eficaz, fortalecendo
vínculos entre profissionais de diferentes áreas e ampliando as oportunidades
de desenvolvimento dos estudantes.
Ao adotar uma
abordagem multidisciplinar, a escola reconhece a complexidade das necessidades
individuais dos alunos, que vão além do aspecto acadêmico. Pedagogos,
Psicólogos, Psicopedagogos e outros profissionais unem esforços para
proporcionar um ambiente de aprendizado rico e inclusivo.
Essa colaboração
entre diversas disciplinas permite uma compreensão mais completa das demandas
dos estudantes, abordando não apenas questões cognitivas, mas também
emocionais, sociais e físicas.