O prefeito Sóstenes Silva (PP) protocolou no ministério da saúde em Brasília dois importantes pedidos que poderá beneficiar a saúde pública no município de Pimenta Bueno. Trata-se do acréscimo de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) ao teto de Média e Alta Complexidade (MAC) que é repassado mensalmente ao município pelo ministério da saúde.
O prefeito explicou que já faz mais de 15 anos que o repasse MAC para Pimenta Bueno não sofre reajuste e que o valor recebido é insuficiente para custear as despesas do Hospital e Maternidade Ana Neta.
Com o repasse MAC a prefeitura municipal custeia despesas hospitalares como aquisição de gêneros alimentícios, material de limpeza, material de lavanderia, tecido para a confecção de lençóis e roupas cirúrgicas, material de expediente, matéria gráfico, fotocopias, água, luz, telefone, combustível, peças e serviços para o conserto de ambulâncias, diárias para o transporte de pacientes, exames laboratoriais e medicamentos.
O reajuste solicitado corresponde a quase 1 milhão de reais a mais por ano. O prefeito destacou o trabalho conjunto do secretário municipal de saúde, Rafael Assis de Paula, da coordenação do hospital, dos profissionais de saúde e do setor de estatística bem como enalteceu o colaboração do conselho municipal de saúde que se reuniu extraordinariamente afim de que o município não perdesse o prazo de solicitar tal beneficio.
A outra solicitação da prefeitura foi o pagamento do retroativo referente ao ano de 2018 do repasse MAC. “Conto agora com a importante atuação da nossa bancada federal no sentido de fazer gestão junto ao ministério da saúde pelo deferimento dos nossos pedidos” finalizou Sóstenes.